Julho 21, 2022

20 anos CASA. “Sou grata pela oportunidade que tenho de poder ajudar os mais fragilizados”

Para assinalar os 20 anos de vida do CASA pedimos aos nossos coordenadores e voluntários das várias delegações espalhadas por todo o país que nos contassem um pouco mais sobre as suas experiências nesta missão que é ajudar quem mais precisa.

Ao longo destes 10 anos, em que sou voluntária e coordenadora, vivenciei diversas situações, tive muitos momentos marcantes. Todos foram importantes, pois enriqueceram a minha vida e fizeram-me crescer como ser humano. Foram aprendizagens e experiências que vou guardar para sempre no meu coração.
Teria muito para partilhar, mas um dos momentos que me marcou e que me encheu de alegria foi a abertura do CATE (Centro de Acolhimento Temporário de Emergência). Há dois anos, o Governo decretava “Estado de Emergência” no país, pedia às pessoas para se protegerem e ficarem em casa e os Sem-Abrigo sem terem um teto para se resguardarem. Reuni com a equipa e decidimos continuar a prestar auxílio.

Em apenas vinte dias, em plena pandemia, termos conseguido abrir um alojamento de emergência, foi um momento muito marcante. Agora que olho para trás parece fácil, mas foram dias muito difíceis. Lembro-me dos primeiros utentes que entraram no alojamento, com um ar muito assustado, mas nos seus olhos transparecia um sentimento de gratidão.

Formamos uma equipa com médicos, enfermeiros, monitores, fizemos, em tempo recorde, parcerias e ao fim de 20 dias o alojamento estava aberto para a nossa população mais vulnerável. Foram momentos muito emocionantes e gratificantes. Tudo era desconhecido e foi vivido muito intensamente. Era um sentimento de missão cumprida.

Sou grata pela oportunidade que tenho de poder ajudar os mais fragilizados, de contribuir para aliviar um pouco do seu sofrimento e por poder fazer parte de uma C.A.S.A. como esta e que é, sem dúvida, uma família para mim.

Texto por Sónia Pinto, Coordenadora delegação de Albufeira

Quero ajudar

Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.

Fazer Donativo

Quero Agir

Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.

Torne-se Voluntário

Os nossos parceiros

Contactos
  • Morada: Rua Dr. Álvaro de Castro, N.º 63, 65 e 67 1600-058 Lisboa

    Telefone: +351 217 269 286

    Email: info@casa-apoioaosemabrigo.org