Porque o C.A.S.A somos todos nós…Ajude-nos a ajudar…
Num mundo conturbado, cheio de violência e desigualdade social, cabe a cada um de nós despertar para a realidade que permanentemente se desenrola aos nossos olhos: a pobreza e o sofrimento. Esta realidade levou ao surgimento do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), fruto da iniciativa e inspiração do Presidente Honorário Pema Wangyal Rinpoche.
O CASA foi constituída por escritura pública a 19 de Julho de 2002, lavrada a fls. 71 e 71 v livro nº 187 – F, no Cartório Notarial de Alenquer, estando inscrita na Direção Geral de Segurança Social como Instituição de Solidariedade Social (IPSS) e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
A nossa visão
Um Mundo em que todos os seres possam ser livres de sofrimento, e das respetivas causas, ajudando nas necessidades básicas humanas tais como comida e roupa.
A nossa missão
Auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carênciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.
Apoio primário à população em Situação de Sem-abrigo
Apoio a Famílias em Risco
Apoio a Famílias Carenciadas
Atividades do CASA em Portugal:
Distribuição de refeições quentes à população em Situação de Sem-abrigo;
Distribuição de Cabazes Alimentares às Famílias em Risco ou Carênciadas;
Distribuição de vestuário, cobertores e sacos de cama;
Fornecimento de produtos de higiene e encaminhamento para apoio de saúde primário;
Assistência psicológica;
Apoio na reinserção social.
O CASA funciona, na sua maioria, através de voluntariado incluindo os Corpos Sociais, contando com mais de 1400 voluntários, distribuídos por 10 Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 4000 utentes de famílias em risco e +1100 pessoas em situação de sem abrigo.
No total em 2019 foram mais de 417.000 refeições e 35.000 cabazes a famílias em risco, tudo com o apoio dos nossos voluntários e mecenas que nos apoiam diariamente. A todos eles um muito obrigado!