Março 14, 2024

CASA participa em evento que debateu impacto do voluntariado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Representantes do CASA participaram no evento onde destacaram a importância do voluntariado na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No dia 22 de fevereiro de 2024, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) teve a honra de participar no evento intitulado “Transforming Communities: Volunteer Insights for the SDGs” (Transformando Comunidades: Perspetivas de Voluntariado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), realizado na Universidade Católica Portuguesa.

Durante o evento, representantes do CASA destacaram a importância do voluntariado na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Os seguintes ODS foram abordados:

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 – Erradicação da Pobreza: O CASA tem desempenhado um papel crucial na luta contra a pobreza, oferecendo apoio direto às pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal. Através de programas de alimentação, abrigo e assistência social, o CASA contribui para reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas vulneráveis.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – Fome Zero: O CASA reconhece a importância de garantir que todos tenham acesso a alimentos adequados e nutritivos. Através de refeições quentes, distribuição de alimentos e parcerias com outras organizações, o CASA trabalha incansavelmente para combater a fome e a insegurança alimentar entre os sem-abrigo.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para os Objetivos: O CASA valoriza a colaboração e a cooperação com outras entidades, sejam elas organizações governamentais, empresas ou voluntários individuais. Através de parcerias sólidas, o CASA fortalece a sua capacidade de impacto e promove ações conjuntas para alcançar os ODS.

Além disso, o CASA partilhou informações sobre suas atividades gerais em benefício das pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal. Desde a distribuição de refeições e roupas até o encaminhamento para serviços de saúde e apoio psicossocial, o CASA desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O evento na Universidade Católica Portuguesa proporcionou uma oportunidade valiosa para discutir estratégias, partilhar experiências e fortalecer o compromisso com os ODS. O CASA reafirma seu compromisso contínuo em transformar comunidades e melhorar a vida daqueles que mais precisam.

Quero ajudar

Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.

Fazer Donativo

Quero Agir

Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.

Torne-se Voluntário

Os nossos parceiros

Contactos
  • Morada: Rua Dr. Álvaro de Castro, N.º 63, 65 e 67 1600-058 Lisboa

    Telefone: +351 217 269 286

    Email: info@casa-apoioaosemabrigo.org