Em 2023, cerca de 400 mil crianças não tinham casa própria, vivendo nas ruas ou abrigos temporários.
De acordo com estudo desenvolvido pela Fundação Abbé Pierre e pela Federação Europeia de Associações Nacionais que Trabalham com Desabrigados, são perto de 400 mil as crianças que, em 2023, não tinham casa própria, sendo obrigadas a viver na rua, em abrigos ou, em alguns casos, em alojamento temporários.
O relatório, divulgado no passado dia 19 de setembro, revela ainda outra realidade preocupante: “quase 14,5 milhões de crianças na Europa viviam em casas sem as mínimas condições de habitação.” Outro dado alarmante mostra que um em cada quatro menores morava em habitações sobrelotadas.
A Romênia foi o país com a maior taxa de risco de pobreza ou de exclusão social entre os menores de idade, com 39%, seguida da Espanha (34,5%) e da Bulgária (33,9%). Os países que registraram as menores taxas foram a Holanda (14,3%), Finlândia (13,8%) e Eslovênia (10,7%).
Quero ajudar
Vivemos num mundo repleto de desafios e desigualdades sociais. As pessoas em situação de sem-abrigo são uma parte vulnerável da nossa sociedade. Ajudar a melhorar as suas vidas é uma missão nobre e urgente. Junte-se a nós nesta missão.
Ser voluntário é dar uma ajuda aos que mais precisam, um apoio vital quando tudo o resto falhou, uma esperança de que se pode dar a volta e fazer com que a população em situação de sem-abrigo fique mais perto da reinserção e de sair da rua.